Projecto animal
Olá, para aceder a todas as informações deste fórum, registe-se ou faça o login.
Obrigada
Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

Projecto animal
Olá, para aceder a todas as informações deste fórum, registe-se ou faça o login.
Obrigada
Administração
Projecto animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Antes de adoptar. IMPORTANTE!

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Antes de adoptar. IMPORTANTE! Empty Antes de adoptar. IMPORTANTE! Sex Jul 15, 2011 12:39 am

Cristina

Cristina
Patudo Campeão
Patudo Campeão

Porque nem tudo são rosas e algumas têm espinhos, antes da adoptar, deve-se ter conhecimento do que está prestes a fazer, uma adopção tem de ser responsável, para a vida, não está a adquirir um objecto, mas sim um ser vivo.
Há vários aspectos que o adoptante tem de ter em conta, apresento então alguns pontos vitais consideráveis numa adopção.


Arrow O estilo de vida do adoptante
Os animais mais comuns para adopção, ou seja, gatos e cães, gostam da companhia do dono e têm tendência a deprimir com a ausência do mesmo, o que eu quero dizer com isto, é que o adoptante tem de ter um plano de rotina, onde deverá incluir tempo para:

> Brincar com o animal no mínimo 1 hora por dia.
> Passear o animal no mínimo 3 vezes por dia.
> Treinar o animal.

Tem de ter em conta também do ambiente de férias.

Um adoptante sem tempo para tal, não deverá adoptar.

Arrow Disponibilidade Financeira
Um cão, tal como um ser vivo qualquer, precisa de cuidados na vida, a disponibilidade financeira do adoptante é extremamente importante Exclamation Exclamation Exclamation
Tenha em atenção que deve ter disponibilidade financeira para os seguintes casos, cujo alguns são necessários e outros ocorrem sem ninguém estar à espera:

> Veterinário (Vacinação, desparatização, doenças, entre muitas outras coisas.)
> Alimentação (Que não é barata, seja ela ração ou natural)
> Estabilidade do animal (Cama, casota, brinquedos, etc)
> Higiene. (Já agora, fica um conselho, nunca lave com lixívia)
> Treinos se assim for necessário.

Arrow Espaço para o animal
O espaço para o animal deve ser mantido em conta, pois é onde o seu animal vai viver, preferível ser um sítio de grande tamanho, como quintais etc.
Se não tem espaço tão grande, por favor, opte por um animal de porte pequeno.

Dicas:

Arrow Bebé ou adulto?
Esta é uma dúvida muito comum entre os adoptantes.
Aqui vão algumas desvantagens e vantagens:

A educação - Um bebé terá certamente de ser educado e idade ideal para isso começar, é precisamente a partir da sua nascença, logo, um bebé é mais fácil de se treinar do que um adulto, no entanto, existem adultos devidamente educados pelos ex donos à espera de um lar.

Cuidados - Eu penso que neste ponto não existem desvantagens ou vantagens para ambas as idades, afinal, qualquer um fica doente e precisa de cuidados, mas certamente um bebé terá uma saúde mais frágil até atingir a idade adulta, assim como um animal ao se tornar sénior.

Família - Qualquer animal é bom para uma família, desde que, seja devidamente educado a viver entre ela, algo em que a vantagem irá para os bebés, o que não significa que um animal adulto, não se habitue a uma família.

Arrow Família e educação
Este é um termo muito delicado, existem vários erros cometidos por donos inexperientes que mais tarde podem vir a ser uma verdadeira dor de cabeça.

Convém lembrar que o chefe da matilha é só UM dono, NUNCA dois, deve ser escolhido o membro com mais autoridade da casa, os restantes devem ser vistos pelo animal como BETAS, o animal irá sempre dar mais valor às regras do chefe, mas não deixará de respeitar os restantes.

Erros comuns:

Deixar o animal subir para cima da cama ou sofá - Mostra dominância e o cão pode ficar agressivo se achar que tem de defender aquele lugar, mas pior ainda, é o caso de quando alguns membros da casa deixam e os outros proíbem, deixa o animal confuso, lembre-se, o animal não pensa, assimila.
Deve ser definido ao animal a sua cama desde tenra idade.

Isolar o animal dos membros mais novos da família - É do mais errado que se pode cometer.
"Ele ainda ataca as crianças." - Habituada a ouvir deste tipo de falas.
Não vai acontecer nada se tomarem atenção ao assunto, crianças não devem ser deixadas sozinhas com animais, assim como não devem ser isoladas deles, deve haver super visão de um membro mais velho enquanto o animal se encontra com a criança, há bem pouco tempo, como exemplo, um animal atacou um bebé, porque em primeiro lugar, o animal foi isolado da criança, em segundo, porque a criança não foi educada a respeitar o animal, puxando-lhe as orelhas, o animal, vendo aquele ser, que nunca vira antes, a puxar-lhe as orelhas, reage da maneira mais normal, defendendo-se e o que eles usam para isso? Os dentes.

Dar guloseimas quando o animal pede - Não faça isso.
A guloseima deve ser dada apenas quando o animal faz algo correcto, dar guloseimas só porque o animal pede e faz olhinhos de quem vai morrer se não lhe der a guloseima está errado.
Após comer, encha o comedouro do animal com a sua própria comida!

Responder ao alarme do animal - Se o seu cão começa a ladrar de repente, não ligue, ignore, não vá dar-lhe atenção, o animal vai ter tendência de ladrar o dobro para a próxima vez, pois pensa que você lhe liga. (Apenas se o ladrar mostrar sofrimento.)

Ignorar os maus actos - Nunca os ignore.
Deve castigar o animal quando este agir mal, desincentivando-a a agir dessa forma. (Não se deve punir fisicamente)


Bem, por agora é o que me lembro, se me lembrar de mais algo, editarei o tópico.

Arrow Alimentação
Existem várias gamas de produtos alimentares para o seu animal, o melhor, seria aconselhar-se com o seu veterinário, pois não lhe posso indicar algo especifico para o seu animal.
Quanto aos meus, não compro ração, vou ao talho e é tudo dado ao natural.
Por experiência própria, digo que, não existem melhores produtos, tudo depende do animal em questão.

Arrow Higiene
Mais um ponto que depende, não aconselho champoos insecticidas, cada animal tem as suas necessidades higiénicas, o gato por exemplo, lava-se sozinho.
Há várias gamas no comércio, o melhor seria uma adequada ao tipo de pêlo do animal.
O banho na minha opinião deve ser dado de 5 em 5 semanas, com excepção dos cães de pêlo comprido, ao qual aconselho um banho de 3 em 3 semanas.
Convém lembrar que dar banho inúmeras vezes ao animal, estraga o seu pêlo.


Bem, por agora é tudo, assim que me lembrar de mais algo, editarei.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos